Mulher Lendo LivroDissertar é questionar a respeito de um tema, expressando seu ponto de vista e argumentando-o. É preciso emitir sua opinião de maneira convincente, portanto os argumentos precisam “persuadir” o leitor e isso exige realmente ter conhecimento sobre o assunto abordado. Na dissertação, o que predomina é a razão. O ideal não é colocar suas ideias como se elas realmente fossem suas, redija de maneira impessoal. Use sempre a terceira pessoa.

A redação dissertativa entre todas, é a que mais exige a estrutura correta do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão, pois é preciso ter um elo entre os pontos de vista e os argumentos. No vestibulares em todo o país grande parte dos textos dissertativos estão relacionados a análise crítica de um tema com debate e discussão sobre o assunto.

Texto Dissertativo-Argumentativo

Esse tipo de dissertação possui um texto opinativo organizado para defender determinada opinião sobre um tema. Nesse caso é preciso utilizar boas explicações e argumentos para que suas ideias sejam bem explicadas para seu leitor. A redação dissertativa-argumentativa leva o argumentativa no nome porque defende uma tese e o dissertativo se refere as explicações utilizadas para tal opinião.

A estrutura de como fazer uma boa redação dissertativa-argumentativa consiste em: tese, argumento e estratégias argumentativas. A tese refere-se a opinião defendida no texto, o argumento é o que você utiliza para que o leitor concorde com sua tese e as estratégias argumentativas estão relacionadas aos dados usados para desenvolver seus argumentos como exemplos, dados, comparações, etc.

Tipos de Dissertação

Expositiva: quando uma pessoa escreve um texto usando muitos dados obtidos em noticiários, televisão, jornais e revistas. É um tipo de redação que expõe determinado assunto, mas sem despertar uma discussão.

Argumentativa: Esse tipo de texto dissertativo dá ênfase a opiniões pessoais fazendo com que o leitor reflita sobre o assunto e chegue a uma conclusão.

Mista: Nesse caso você pode expor os fatos e propor uma análise crítica sobre determinado assunto.

Dicas para uma Boa Dissertação

  • Use verbos na terceira pessoa;
  • Não utilize gírias e palavras chulas;
  • Evite usar o sentido figurado das palavras;
  • Não utilize a expressão "na minha opinião" porque só o fato de escrever um texto dissertativo já subentende-se que se trata de um texto que apresenta o ponto de vista do autor da redação;
  • Respeite a estrutura do texto com introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Na introdução e conclusão sempre faça uma comparação com o que foi dito no desenvolvimento. Evite a fuga do tema;
  • Tome cuidado com as repetições e leia seu rascunho antes de escrever um texto definitivo;
  • Evite os jargões como "a união faz a força" e outras expressões que empobrecem sua redação;
  • Fique atento as tautologias que nada mais são do que a repetição de uma mesma ideia em uma mesma sentença. Por exemplo, quando digo acabamento final estou sendo redundante, pois a ideia de acabamento já dá o sentindo de final;
  • Fuja de assuntos polêmicos relacionados a religião, aborto, sistema de cotas, etc. A menos que o assunto esteja incluído no tema da redação;
  • Escreva um texto limpo e simples evitando as gírias, mas sem fazer uma redação com um conteúdo rebuscado.