Candidata Estudando para VestibularA redação é uma etapa importante de vários concursos públicos pelo país. Muitos candidatos tem medo de expor as ideias em um texto e perdem pontos preciosos no resultado final do certame. É importante manter a calma e colocar a princípio todas as ideias no rascunho para depois começar a trabalhar com o texto.

Tema da Redação

A primeira coisa a ser feita é descobrir o tema de sua redação e começar a pensar em como você pode abordar aquele assunto. Não se prenda aos textos auxiliares fornecidos por algumas bancas organizadoras. Nessa primeira etapa costuma-se ter muitas ideias, mas a maioria será descartada no decorrer do texto.

Ideias no Papel

Quando começarem a surgir as ideias coloque todas em sua folha de rascunho mesmo que pareçam sem nexo.

Organização das Ideias

Com as ideias no papel comece a juntar aspectos parecidos que poderão fazer parte de um parágrafo. Você pode fazer o desenvolvimento da sua redação trabalhando com causa/consequência/solução. Use detalhamentos, fatos históricos e explicações para enriquecer o texto.

Introdução e Desenvolvimento do Texto

A dica é começar sua redação pelo desenvolvimento para que a introdução, o trecho que apresenta seu texto, possa ser escrito apenas depois do texto já desenvolvido. A introdução do seu texto será feita através de um resumo do desenvolvimento da redação. Nela sua tese será exposta ao avaliador do concurso e os argumentos serão apresentados brevemente.

Conclusão do Texto

A conclusão de um texto não é uma tarefa simples por isso atente-se ao texto, pois a tendência é que você tente repetir algumas palavras ou expressões já utilizadas. Apresente soluções para os problemas expostos no decorrer do texto.

Dicas na Redação para Concurso

  • Não utilize a primeira pessoa do singular a menos que isso seja pedido. A redação para concursos deve ser impessoal preferencialmente na terceira pessoa do singular;
  • Estruture a redação antes de começar a escrever e assim você evitará fuga do tema e ficará mais organizado;
  • Evite generalizações;
  • Sempre tome cuidado com períodos muito longos ou muito curtos;
  • Evite o excesso de exclamações, interrogações e aspas na redação. Prefira um texto mais limpo;
  • Respeite as margens da página;
  • Faça a revisão do texto analisando pontuação, vocabulário e ortografia;
  • Faça as contas, para uma redação com 30 linhas faça 1 parágrafo introdutório, 3 parágrafos de desenvolvimento e outro para concluir o texto;
  • Leia muito e treine textos antes da prova.